Quem sou eu

Minha foto
Aquela que ri mesmo quando deve chorar.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O novo Crespusculo ?

Eu sei que você deve estar estranhando muito eu começar esse texto com este título, mas: você confia em mim? Esta é a pergunta e frase chave do filme da vez. Não, eu não vim aqui para falar do filme crepúsculo e sim do tão esperado “O Destino de Júpiter“. 


Pois é minha gente, o longa demorou mais saiu e tem sua estreia marcada para dia 5/2. Após muitas especulações e do filme ter tido sua data de estreia promulgada diversas vezes, por razoes que não se sabe ao certo, não dá mais para esconder a obra prima que ficou o resultado final. Os irmãos Andy e Lana Wachowski assinam roteiro e direção. O projeto já é daqueles poderosos, que nascem com a responsabilidade de ser o primeiro longa 3D da carreira dos criadores da trilogia Matrix. Pra quem não está associado o nome as pessoas , essa duplinha dinâmica de irmãos também assinam outras joias,como por exemplo ,o filme “A viagem “. Um excesso muito bem feitinho de efeitos especiais. É dessa maneira, que eu consigo definir a sensação que tive ao ver as pouco mais de 2 horas de filme. Devo informar aos amantes de tecnologias, efeitos especiais e ficções cientificas, que não precisam mais morrer para ir ao paraíso ,seus problemas acabaram, basta correr para o cinema e assistir a próxima sessão do longa metragem em questão.

Para os não tão amantes de ficções cientificas, como é meu caso, também se faz uma bela oportunidade de rever alguns conceitos. Devo assumir que nunca fui muito fã das ações, ficções e aventuras, mas mesmo sendo uma mistura dos três gêneros, “o destino de Júpiter” ,me agradou em cheio. Percebi que o filme dos Wachowski é uma doce mistura. A história apresenta muita ação, muito efeito especial, muita aventura e muita ficção , mas também apresenta uma pitada de suspense ,alta doce de romantismo e uma leve ,mas bem leve mesmo pitada de terror (pelo menos eu idiota do jeito que sou levei uns sustinhos com os alienígenas presentes no filme ). A estética do filme é primorosa, a fotografia nem se fala, mas sem duvida o som e efeitos especiais são destaques, carro chefe, carro alegórico, abre alas ,porta bandeira e tudo mais que for de se tirar o chapéu no filme .Não podemos deixar de citar que : seguindo por essa lógica que os efeitos sonoros vem comandando a bateria e saindo na frente. É efeito especial para dá, vender, emprestar ,negociar e trocar...a gosto do freguês ,para todas a idades e preferências ; não é a toa que a produção custou a bagatela de 175 milhões de dólares .Quem assina a supervisão dos efeitos especiais é Dan Glass, já conhecido e reconhecido por seu trabalho desde a trilogia Matrix.




Pode ser maluquice da minha cabeça, mas em todos os filmes que eu assisti de ficção cientifica ate hoje (ok que não foram muitos, mas enfim ) ,todos tinham uma paleta de cores muito escura,voltada pro preto,branco ,cinza ,grafite . Já neste longa, em algumas cenas , é possível notar um colorido bem interessante. A direção de fotografia ficou por conta de John Toll, que também arrasou em outros filmes como: “coração valente.”
A ficção apresenta uma discussão muito grande relação a presença de vidas inteligentes em outros planetas . A premissa principal do filme é: e se o destino de toda humanidade estivesse na mão de uma humana? Tal temática tem ligação com a frase: você confia em mim? A questão da valorização da inteligência humana e até onde ela vai. A personagem principal é humana de origens simples e precisa provar que é capaz de salvar planeta a humanidade.





O tom futurístico, a pegada moderna e a mistura da vida real com ficção, deixa tudo muito mais interessante.Agora vamos aos motivos que me levaram a começar essa critica fazendo uma associação com crepúsculo ( que me perdoem os diretores )

1 O filme tem tudo para ser sensação entre os adolescentes... o queridinho

2 A personagem principal é uma linda moça comum , um ser humano vivo e com ser problemas comuns do dia-a-dia ,assim como a bela no começo da saga dos vampirinhos. Como curiosidade: As atrizes Natalie Portman e Rooney Mara foram cotadas para viver Júpiter Jones.Assim como a beleza da atriz que fosse interpretar a bela foi importante para história ,a beleza da atriz que fosse escolhida para fazer Júpiter também era relevante.

3 A moça comum se apaixona por alguém não tão comum e bem diferente da espécie humana ( a diferença é o mocinho desse filme não brilha no sol )

4 Seres maldosos das espécies semelhantes a do mocinho tenta atrapalhar o romance. Isso lembra em algo os vampiros do volturi no romance de Stephenie Meyer ?

5 A mocinha é disputada por duas espécies não humanas diferentes . Isso gera conflitos entre os pretendentes. Isso lembra alguma coisa a briga entre o vampiro e o lobisomem?


Afirmo sem medo que “O Destino de Júpiter “ é um daqueles filmes queridinhos do momento , que o publico aguarda com muita ansiedade e elevadas expectativas ,mas diferente de muitos por ai ,este não vai decepcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário